terça-feira, outubro 27, 2009

Estamos mesmo evoluindo?

O homem tem criado uma quantidade incrível de novas ferramentas. A tecnologia é cada vez mais avançada. Será que o homem também está evoluindo? Ou será que a evolução das máquinas trará como conseqüência a bestialidade dos homens? Na antiguidade, os homens precisavam armazenar muito mais conhecimento em suas mentes e tinham muito menos fontes de pesquisa, porém, conseguiam realizar cálculos com precisões que espantam pelo brilhantismo. O que você acha disso?



Tanta evolução, tanta tecnologia, tanta coisa que foi, e que provavelmente será, inventada para "facilitar a vida de alguns poucos humanos....capitalistas... que não sabem esperar, por exemplo, um bem durável durar; tudo em prol do consumo exagerado, visando o lucro exacerbado de poucos alienados.



O sistema capitalista nos deixa egoístas, prepotentes e preguiçosos...

tão cheios de si que nem nós nos aguentamos mais. Destruímos para construir o que chamamos de evolução, de desenvolvimento.



O lixo eletronico, por exemplo, já é um problema para os países Desenvolvidos, isso pelo costume consumista: troca-se a TV quase todo ano, quando ela foi programada, como bem duravel que é, para ser usada por no minimo 5 anos. E, infelizmente, já começa a se tornar um costume nosso, só não o é ainda, pelas condições economicas da população.



Nós estamos querendo 'andar' mais rapido do que o tempo, mesmo sabendo que isso é impossível.



E problemas tão velhos, tão retrogrados como é o da miseria, da fome... continuam a existir numa sociedade que diz estar evoluindo,,,, isso é no minimo contraditorio, e no maximo humano... pois tenho certeza: nenhum outro ser deste mundo, por mais irracional que seja, é tão 'burro' (sem ofensas ao animal) como nós aponto de fazer tantas m.e.r.d.a.s, e ainda achar que esta evoluindo.

As maquinas dominarão o mundo.

As máquinas vão dominar o mundo? Cientistas demonstram preocupação




A singularidade tecnológica é uma denominação criada na década de 1960 para descrever um período onde a raça humana passará por um grande avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo. Aparentemente estamos próximos deste estágio no campo da inteligência artificial.



Por causa disso um grupo de especialistas na área foram convocados pela Association for the Advancement of Artificial Intelligence para uma conferência, que ocorreu a portas fechadas em fevereiro de 2009, com o objetivo de definir parâmetros para pesquisas com inteligência artificial e robôs.



Na pauta estavam temas que já vêm sendo abordados pela literatura e pelo cinema de ficção. Quais as implicações tecnológicas e sociais de robôs inteligentes na nossa sociedade? Eles acreditam rumo destas pesquisas levará a perda do controle humano sobre as máquinas em pouco tempo



Robôs já podem matar, passar empatia na relação com pessoas, construir outros robôs e até mesmo procurar maneiras de se recarregar. Vírus de computador inteligentes já conseguem achar maneiras de sobreviver até mesmo quando são apagados. Cientistas acreditam que alguns vírus de computador não podem mais ser completamente eliminados.





Ramos da robótica que estão se desenvolvendo muito são focados em tarefas basicamente humanas como o de máquinas destinadas a tarefas domésticas, carros que se dirigem sozinhos e softwares que substituem secretárias. Quando eles assumirem estas vagas, onde as pessoas vão arrumar empregos?



Outra preocupação importante é que criminosos podem conseguir controlar remotamente robôs e utiliza-los para coisas como assaltos e assassinatos. Os robôs podem invadir bancos de dados e roubar informações pessoais sobre as pessoas.



Sem contar na preocupação mais focada pela literatura de ficção: se os robôs atingirem o mesmo nível de inteligência do ser humano, porque eles deveriam simplesmente obedecer uma ordem dada por uma pessoa? O que faz deles escravos? Porque não criariam máquinas ainda mais inteligentes?



Será que estamos vendo os últimos dias dos seres humanos? A revolução das máquinas está a caminho? Você realmente precisa de robôs inteligentes para fazer suas tarefas domésticas? Mais importante, precisamos de robôs lutando em guerras e tendo acesso a armas moderníssimas?

Para que foi criado o primeiro computador.

Há exatos 60 anos, foi anunciado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). O computador foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.


Na época, o ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.



O computador começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística.

O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída